É muito importante realizar a manutenção do ar condicionado, afinal, a manutenção preventiva evita que ele tenha algum problema no futuro.
Mesmo em casos de Aluguel de ar condicionado é muito importante pensar na manutenção, você vai ficar um determinado tempo com o aparelho e com isso pode dar problemas e ainda gerar mais dor de cabeça.
Geralmente as pessoas deixam para fazer a manutenção quando o aparelho apresenta algum problema, os casos mais comuns que o aparelho apresenta é: mau cheiro, vazamento ou dificuldade de resfriamento. O ideal é que seja feita uma manutenção preventiva, assim evitando que esse problemas surjam ou que eles piorem caso não sejam resolvidos imediatamente.
Além de evitar problemas no aparelho, também evita altos custos de manutenção corretiva, ou seja, custos para corrigir um problema que foi apresentado. Também garante um ciclo de vida prolongado do seu ar condicionado. Ele já é feito para ser durável, porém com os devidos cuidados, se for preservado adequadamente, seu tempo de vida útil será prolongado.
A importância da manutenção do ar condicionado
Sem a devida higienização do ar condicionado o ambiente fica propício para o desenvolvimento de mofo e bactérias. Como resultado disso, as pessoas podem desenvolver alergias e problemas respiratórios e para quem já tem alguma alergia ou doenças respiratórias pode piorar.
Além disso, a sua manutenção diminui os problemas que o aparelho pode apresentar e ainda evitar o desgaste desnecessário das suas peças. E ainda, o aparelho já gasta bastante energia naturalmente, no caso dos aparelhos que recebem uma manutenção periódica precisam de menos esforço e com certeza, irá gastar menos energia. Já os aparelhos mais desgastados vão precisar se esforçar mais, e com isso, vai usar mais energia.
Existem dois tipos de manutenção para ar condicionado, que é a corretiva e a preventiva. A melhor que existe é a preventiva, ela é a que vai garantir que o aparelho não apresente problemas e funcione normalmente.
Como saber que preciso fazer a manutenção do meu ar condicionado?
Tudo vai depender da frequência de uso, quanto mais ele é utilizado, maior vai ser a necessidade de fazer a manutenção dele. Por exemplo, em empresas, fábricas, escritórios, os que são usados no meio corporativo no geral, o uso é mais intenso, é aconselhável que a limpeza dos filtros sejam feitas semanalmente. Não apenas dos filtros, tem outros itens que precisam passar por essa limpeza, como os filtros de Vitamina C, de Carvão e de serpentina, no caso desses, a troca precisa ser feita a cada 6 meses.
A limpeza dos gabinetes e grelhas precisam ser feitas com frequência também, ela evita que haja redução do fluxo de ar e mantém a eficiência da capacidade de funcionamento do aparelho. Essas são as peças que mais acumulam poeira, se elas não são limpas podem causar danos à saúde.
Realizar a manutenção preventiva pode garantir a qualidade do ar no ambiente em que o ar condicionado está sendo usado. E claro, consequentemente a eficiência do aparelho e a redução da conta de energia.
Como limpar o meu ar condicionado?
Alguns ar condicionados podem ser limpos sem a necessidade de um profissional, mas vale ressaltar que é muito importante consultar essa necessidade antes da limpeza, assim você vai evitar outros problemas caso fizer a limpeza da maneira errada.
Mas no geral as dicas para limpeza são:
- Umedeça um pano um ou flanela e retire a poeira dos gabinetes e grelhas;
- Apenas água é o suficiente, não precisa utilizar álcool ou outros produtos que contenham solvente, eles podem danificar o aparelho;
- Pode fazer a troca de pilhas caso necessário;
- Para limpar os filtros é só retirar o painel frontal do aparelho, depois limpe com um pano seco. Caso o filtro esteja muito sujo você pode usar água morna para tirar a sujeira;
- Você pode tirar o filtro da máquina e lavar com água morna, mas lembre de jogar a água no sentido contrário da entrada de ar. E não use aspirador de pó ou algum produto químico. Depois de lavar ele, seque o filtro naturalmente.
Caso você tenha dúvidas sobre a limpeza, a manutenção, o que pode ou não ser feito em casa ou deve ser chamado um profissional, você pode consultar o manual do aparelho. Lá terá as instruções de cuidado, basta seguir as regras.
Pode parecer algo simples e fácil ou que não de fora parece que não precisa de manutenção ou limpeza, mas é necessário tomar muito cuidado e fazer a manutenção periódica do aparelho.
Sempre que ele se esforçar demais vai desgastar suas peças e ainda vai puxar mais energia, assim dando mais dores de cabeça e um custo mais alto do que realmente iria precisar.
Quer deixar o ambiente mais agradável? O Climatizadores Rio, Aluguel de climatizadores e aquecedores é o lugar perfeito para você!