Ventilar qualquer ambiente todos os dias é um gesto diário essencial para proteger sua saúde dos perigos da poluição do ar interior. Ao contrário da crença popular, as substâncias nocivas acumuladas em nossa casa são mais perigosas do que as produzidas lá fora.
Como passamos a maior parte do tempo em locais fechados (casa ou trabalho), os médicos recomendam ventila-los por cerca de quinze a trinta minutos todos os dias, manhã ou noite, quando a poluição ao ar livre é a menor.
Se você deseja manter o ambiente climatizado e não sabe por onde começar, a melhor opção é o aluguel de climatizadores.
Vantagens de manter ambiente ventilado
Saída naturalmente de odores
Quando fortes odores aparecem, nosso reflexo é ventilar o ambiente imediatamente para fazê-los desaparecer o mais rápido possível. E assim evitar os incômodos (dores de cabeça ou náuseas) que poderiam causar essa poluição “olfativa”.
Veja também: telha de zinco galvanizada em franca
No entanto, este gesto espontâneo e natural está sendo gradualmente substituído pelo uso de velas perfumadas ou sprays de purificação de ar que poluem ainda mais o ambiente.
Eles não só mascaram odores, mas também emitem partículas finas que irritam nosso trato respiratório: “Elimine os purificadores de ar interior!”
Redução da poluição interna
Passamos 14 horas por dia, em média, em nossa acomodação. Abrir suas janelas permite que você es fuja de todos os produtos químicos poluentes espalhados pela sua casa, sem que suspeitemos de sua existência.
Assim, móveis, tapetes, objetos decorativos, murais e roupas, liberam substâncias prejudiciais à nossa saúde.
Alguns poluentes têm “uma concentração até 15 vezes maior dentro do que fora”. Para evitar deixar todos esses materiais voláteis macerar, há apenas uma solução: ventilar seu interior regularmente.
Combate aos riscos de infecções e doenças
Tosse, espirro, coriza, alergia ou asma, podem ser sintomas relacionados à qualidade do ar e à falta de renovação. Ventilar sua casa pode reduzir significativamente esses inconvenientes e limitar o risco de doenças mais graves causadas pela poluição interna.
Por exemplo, o formaldeído, que é encontrado em cola de tapete ou verniz, é um composto orgânico volátil potencialmente presente em qualquer casa.
A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer classifica-o como um cancerígeno humano (Grupo 1). Classificado no mesmo grupo pela IARC, acredita-se que o benzeno, contido em plásticos, tintas e detergentes, seja responsável por leucemias e linfomas.
Evite o crescimento do mofo
Notou alguma mancha verde ou preta em sua casa? Se você não ventilar regularmente, uma fina camada de mofo, causada pela umidade excessiva em uma sala, pode se instalar em paredes e tetos.
Bem-estar psicológico
Bactérias, poeira ou pelos de animais se acumulam em sua casa, mudando a qualidade do ar. Tapetes hospedam muitos ácaros.
Para manter uma casa saudável e fresca, não se esqueça de ventilar bem. No inverno, dez minutos são suficientes. Respirar um sopro de ar fresco revigora e contribui para o seu bem-estar. É um estilo de vida!
Isso é essencial para proteger a saúde de toda a família
Nem todos são iguais quando se trata de riscos. Crianças, gestantes, idosos, alguns pacientes (insuficiência cardíaca, asmática, brônquica, respiratória) são particularmente sensíveis à poluição do ar.
A exposição ou inalação de doses bastante altas de poluentes, pode causar dores de cabeça, náuseas, irritação da pele e do olho e membranas mucosas respiratórias, dificuldade de concentração.
A exposição repetida e a longo prazo, mesmo às vezes com doses muito baixas de poluentes, pode agravar.
A solução
Abrir as janelas por 5 a 10 minutos todos os dias é a maneira mais eficaz de renovar o ar. Dessa forma, o ar é rapidamente renovado e as paredes e todos os móveis não têm tempo para respirar.
Para garantir um ar saudável em sua casa, a renovação do ar é essencial. Existem tecnologias adaptadas a cada moradia.
O ambiente climatizado previne doenças
O objetivo do produto é levar um clima fresco sem prejudicar a saúde de ninguém. Com isso percebemos dois pontos.
O primeiro é que aparelhos como aquecedor e ar condicionado podem acabar sendo prejudiciais para a saúde. No segundo caso, por exemplo, já ficou claro que o ar frio é realmente um grande problema, já que quase sempre ele é seco!
A umidade é mesmo importante. Ela não pode ser nem muito alta nem muito baixa e o climatizador consegue dosar a quantidade ideal.
Também percebemos que em alguns aparelhos não há nenhum problema, mas ao mesmo tempo não há soluções. A preocupação com a saúde, atualmente, está muito mais alta. A verdade é que facilita bastante saber como utilizar qualquer produto.
Caso isso não aconteça, doenças podem realmente surgir, vamos ver dois exemplos delas agora.