O calor sempre traz as mesmas dúvidas, qual o melhor climatizador ou umidificador? Comprar um ar-condicionado vale a pena? Será que realmente posso melhorar o clima da minha residência apenas com um ventilador? Bem, a verdade é que os ventiladores já não são grandes novidades, sendo assim, muita gente já dispensa.
Há, no entanto, outras opções no mercado que podem valer a pena, mas é claro, isso depende do caso. Falamos aqui do Umidificador e do Climatizador. Você já deve ter ouvido falar deles, mas sabe como funcionam na prática? Na verdade, é bem simples, vamos ver melhor ao longo do texto.
Para entendermos melhor um e outro, vamos fazer uma pequena comparação, destacando seus pontos positivos e negativos. Então, vamos lá?
O que é um climatizador?
Sua função básica é climatizar um local. Como assim? Bem, basta pensar que é através dele que acontecerá uma melhor circulação de ar. Lembrando que sua função principal não é refrigerar o ambiente e sim climatizar.
Muitas pessoas buscam por aluguel de climatizadores, principalmente para eventos, ou até mesmo para o local de trabalho, de modo que podem contar com equipamentos nacionais ou importados com alta performance.
Climatizar é torná-lo mais quente ou mais frio dependendo da necessidade. Isso, é claro, considerando que existe uma temperatura ideal para que o ser humano consiga uma boa relação com o ambiente.
Quanto ao seu funcionamento, basicamente, existe um ventilador que funciona através do painel do produto. Isso faz com que o ar do ambiente seja “sugado”. Dentro do climatizador ele passa por vários processos para no final ser umidificado e possa voltar ao ambiente.
Vantagens do climatizador
Bem, falando das vantagens é fácil de perceber. A primeira delas com certeza é a facilidade em lidar com o ar. Ele, em primeira instância, já consegue umidificar o mesmo. Isso faz com que ele seja também um umidificador com a vantagem de conseguir regular a temperatura.
Além disso, ele é capaz de renovar o ar do ambiente, algo que nem todos os aparelhos fazem. Isso faz com que o ar fique bem mais saudável. Ele pode aumentar ou diminuir a temperatura do ambiente em diferentes níveis em até 4 graus. Isso faz com que ele seja eficiente para deixar o clima fresco e saudável.
Por fim, um dos fatores mais atraentes no climatizador é com certeza a possibilidade de movimentar ele. É bem simples, ele já vem com rodas próprias para essa função. Tudo que precisa fazer é escolher o local ideal para o colocar!
O que é um umidificador?
Como o próprio nome sugere, sua função é umidificar. É um aparelho ideal para ambientes mais secos, onde a umidade relativa do ar pode apresentar valores abaixo de 40%. Mas se pensou no porquê isso seria necessário está correto! Há duas grandes questões quando esse é o assunto.
Primeiramente, a umidificação do ar contribui bastante para melhorar a saúde. Um ar seco pode causar diversos problemas respiratórios e também outros transtornos de saúde. Com isso o umidificador se torna um produto tão relevante no mercado. É claro, esses produtos trabalham apenas com uma função.
Atualmente os modelos no mercado são relacionados a áreas de 15 metros quadrados até 50. Alguns, já mais modernos, possuem uma espécie de regulador de umidade, o que facilita bastante a percepção. Quando o nível chega ao desejado ele desliga por si mesmo.
Vantagens do umidificador
Existem 4 pontos para considerar aqui. O primeiro deles é o preço. Seu valor no mercado é muito baixo, o que faz com que seja possível comprar ele com facilidade, já que apresenta preços na faixa de R$ 50,00.
Também podemos considerar que eles podem ser colocados em quase todos os locais, os tornando muito práticos. São pequenos, mas conseguem desempenhar sua função com maestria.
Ele atua diretamente com o ar, o que é muito vantajoso para quem procura soluções rápidas. E por falar em velocidade essa é a última vantagem. Ele consegue desempenhar sua função com muita maestria e, principalmente, velocidade.
Desvantagens do umidificador
Bem, é uma questão de escolha, mas nem sempre o umidificador é a solução para sua residência. Isso deve-se a dois fatores realmente importantes.
O primeiro deles é que não importa o produto escolhido ele não é capaz de alterar a temperatura, ao menos não diretamente. Isso porque eles apenas trabalham com a umidade do ar, fazendo com que o ambiente fique bem mais “fresco”.
Também deve-se considerar que ele não é um purificador, apenas um umedecedor. Isso quer dizer que caso o ar entre com alguma bactéria ele não é a melhor opção para lidar com ele. Nesses e em outros casos é interessante possuir um climatizador.
Espero que tenha gostado do conteúdo, para outros iguais a esses não deixe de conferir o nosso Blog. Até a próxima!