Já ouviu falar nos aquecedores portáteis? Eles podem ser uma boa opção para deixar qualquer ambiente da casa mais fresco durante o verão, principalmente em regiões muito quentes.
A grande vantagem do ar condicionado portátil é porque eles evitam uma grande mudança, reforma ou adaptação do cômodo onde será instalado. Porém é necessário se atentar que mesmo sendo portátil, ele continua sendo um pouco pesado, podendo chegar até 30 quilos.
Mas também é necessário avaliar qual a necessidade, a pessoa também pode ver a opção de comprar ou alugar um climatizador portátil. Ele pode ser mais leve e ainda purificar o ar, deixando ele mais úmido, uma grande vantagem para quem tem problemas respiratórios.
Caso opte pelo ar condicionado portátil, que oferece a grande vantagem de poder ser movido de lugar, sendo assim, podendo até ser guardado em outro lugar quando não for necessário, a pessoa tem duas opções: comprar ou alugar um ar condicionado portátil.
Entre as duas opções, sendo as duas vantajosas e se encaixando nas necessidades de cada pessoa, é necessário avaliar alguns pontos onde você poderá ver qual será a melhor opção para cada caso.
Se vocês está pensando o que vale mais a pena, comprar ou alugar um ar condicionado portátil, continue lendo esse conteúdo!
Alugar ou comprar um ar condicionado portátil?
Se está procurando por um ar condicionado portátil mas não sabe qual a melhor opção para você, será necessário levar alguns pontos em consideração para poder avaliar o que vai se encaixar no momento e até mesmo no seu bolso.
Os dois podem oferecer seus prós e contras, isso vai depender do porquê a pessoa está procurando e qual é a sua finalidade e por quanto tempo será utilizado.
Casa, apartamento, escritório…
Vamos começar falando sobre onde o ar condicionado portátil será utilizado, se será para casa, apartamento, escritório ou qualquer outro lugar.
Esse é um dos pontos principais que deve ser considerado na hora de escolher entre comprar ou alugar, até porque você vai avaliar os possíveis cenários futuros para saber o que se encaixa melhor, até mesmo para o seu bolso.
Caso for escritório por exemplo, e não for um escritório fixo e sim alugado e que não tenha ar condicionado, é importante analisar que seria melhor que fosse alugar o ar condicionado, pelo fato de não danificar a estrutura do local, não vai precisar de reforma nem nada do tipo e também pelo fato de que depois de algum tempo, pode surgir a opção de mudança de lugar, assim se for alugado e o novo escritório já tiver ar condicionados próprios, não vai sair do prejuízo.
Isso também vale para imóveis residenciais alugados, dependendo de quando mudar novamente e a estrutura do novo lugar, é mais fácil que ele seja alugado.
Finalidade
Outro ponto que é importante analisar é a finalidade, por exemplo, se você possui um restaurante e precisa do ar condicionado apenas na época do calor. Se é um espaço de eventos e o ar condicionado será usado apenas em momentos mais específicos.
Analisar esse ponto também ajuda a saber se é melhor comprar ou alugar, o que vai se encaixar melhor. Você pode utilizar o ar condicionado portátil durante o verão e durante o inverno alugar um aquecedor, assim serão dois equipamentos que vão atender demandas diferentes.
Porém, se a região que mora e tem um estabelecimento tem mais épocas de calor do que frio, comprar o ar condicionado portátil pode ser mais vantajoso, ainda mais que poderá colocá-lo em qualquer lugar, não necessariamente vai ficar apenas em um espaço específico.
Também pode pensar em utilizar um umidificador junto, para que o ambiente não fique muito seco e deixe as pessoas que tem algum problemas respiratório desconfortáveis.
Orçamento
Esse na verdade é um dos principais pontos para analisar e até mesmo, por onde deve começar dependendo da situação.
O valor que vai investir em ar condicionado portátil pode dizer qual será o que vai mais se encaixar no seu bolso, pois existe uma diferença entre essas duas opções.
Fazer a manutenção, sustentar um ar condicionado e tudo que ele exige nem sempre é fácil e barato, se der algum problema no aparelho, seu conserto pode ser caro sim.
O bom de alugar um ar condicionado pode fazer com que esse custo diminua, não que isso vai te isentar das responsabilidade de cuidados e manutenções, porém a empresa que está locando o aparelho precisa dar o suporte necessário para cada caso.
Além disso, caso algum dia não precise mais ou o orçamento esteja mais apertado para sustentar toda a demanda do ar condicionado, dependendo de quanto tempo falta para acabar o contrato ou do que está no contrato de locação, poderá ficar um tempo o ar condicionado, assim economizando quando precisar.