O frio está chegando e muitas pessoas ficam na dúvida de como cuidar da saúde respiratória no inverno.
Como é um período onde as temperaturas estão mais baixas e as pessoas tendem a ficar em locais fechados, é essencial que entenda como deve cuidar da sua saúde respiratória.
Sendo assim, separamos algumas dicas, confira!
Como cuidar da saúde respiratória no inverno?
O ar frio pode irritar as vias aéreas gerando assim muitos sintomas alérgicos, como por exemplo a coriza e a falta de ar.
Dessa maneira, é essencial que você possa encontrar formas eficazes de cuidar da saúde nesse período, uma vez que, todo ano tem o inverno.
Sendo assim, confira algumas maneiras de cuidar da sua saúde respiratória mesmo em épocas de inverno.
Invista em um climatizador de ar
Como sabemos, o clima do país é bastante diversificado, e em algumas épocas do ano, além das altas ou baixas temperaturas, temos o fator umidade para atentarmos.
Sendo assim, uma ótima alternativa para cuidar da saúde respiratória no inverno é investir em um aluguel climatizador de ar.
Muitos deles possuem a opção de aquecimento, e além disso, conseguem manter a umidade do ar em equilíbrio.
Outra vantagem de se investir em um climatizador de ar, é que o mesmo purifica o ar do ambiente, ou seja evita a proliferação de vários microrganismos.
Isso é possível porque o climatizador de ar possui filtros que limpam o ar do ambiente, impedindo assim a circulação de partículas de poeira, ácaros e bactérias pelo cômodo, mantendo um ar de qualidade.
Dessa maneira, além da umidade correta, o ambiente possuirá um ar de qualidade, sendo o climatizador de ar um excelente investimento para a sua saúde respiratória no inverno.
Deixe o ar circulando pela casa
Manter o ambiente da casa ventilado, também é outra medida bastante eficiente quando pensamos na saúde respiratória durante o período do inverno.
Como o contágio por vírus que possam prejudicar a saúde respiratória no inverno são menores ao ar livre ou em ambientes ventilados, o ideal é que nesses períodos você deixe o máximo possível, as janelas e portas abertas para que o ar possa circular.
Geralmente a transmissão do vírus tem a ver com a com o número de microrganismos que está em determinado ambiente, por isso a importância de deixar o ar circulando pela casa.
Faça exercícios físicos
Praticar exercícios físicos também é uma excelente alternativa para cuidar da sua saúde respiratória no inverno.
Muitas vezes quem tem problemas respiratórios acabam deixando os exercícios físicos de lado, seja por conta do grande cansaço que sentem ou até mesmo pela falta de ar.
Porém, as atividades físicas são muito importantes no inverno, uma vez que elas além de promover o fortalecimento dos músculos, ajudam na distribuição do oxigênio em todo o corpo.
Higienize as mãos
Além do exercício físico, a higienização das mãos também é de grande importância para o cuidado com a saúde respiratória no inverno.
Isso porque as nossas mãos são uma das principais formas que os vírus têm de chegar até o nosso organismo.
Sendo assim, é essencial que você higienize suas mãos com água e sabão, esfregando todas as partes da mão, ou seja, palmas, espaços que existem entre os dedos, polegares, dorso, região dos pulsos e também das unhas.
Caso você esteja na rua e não tenha como fazer essa higienização com água e sabão, uma ótima alternativa é a utilização do álcool em gel.
O importante é que você mantenha sempre as mãos higienizadas, de maneira que evite que o vírus entre em contato com o seu organismo.
Mantenha-se hidratado(a)
Manter o corpo hidratado também é muito importante nesses períodos para proteger a sua saúde respiratória.
Por ter um clima frio, muitas vezes reduzimos muito a ingestão de água, porém é essencial manter essa hidratação nessa época, além de hidratar as vias respiratórias com soro para que as mesmas não venham a ficar ressecadas.
Evite choques térmicos
Por mais que seja um grande desafio nesses períodos, evitar o choque térmico é muito importante, por isso o ideal é fazer mudanças de clima e ambientes de forma gradativa.
Isso pelo fato de que, mudanças muito repentinas na temperatura, tendem a impactar de maneira direta o sistema imunológico e seu funcionamento.
Alimente-se bem
Ter uma alimentação saudável e balanceada também é de grande ajuda nesses períodos, uma vez que, alguns alimentos são responsáveis por manter o sistema imunológico bem forte.
Evite locais fechados
Evitar locais fechados é de grande importância também, mesmo que queiramos ficar em ambientes mais quentinhos, como mencionamos acima, os locais fechados tendem a acumular mais vírus e bactérias.
Sendo assim, para evitar qualquer tipo de contato com vírus, o ideal é ficar sempre em locais abertos e arejados.
Essas são algumas dicas de como cuidar da saúde respiratória no inverno, aproveitando o clima da melhor forma possível.