Quem tem um ar condicionado em casa ou na empresa sempre tem aquela dúvida: será que está na hora de trocar meu ar condicionado? No caso de quem faz a manutenção preventiva pode aumentar muito a durabilidade do aparelho, assim não precisando fazer essa troca muito cedo.
Mas mesmo assim, chega aquele momento que não tem jeito, está na hora de aposentar o aparelho. Saber o tempo de vida útil do aparelho é um dos primeiros passos para saber quando trocar ele.
Até mesmo para quem opta pela opção de alugar ar condicionado, às vezes passa muito tempo alugando o mesmo modelo sempre que precisar não dá para pensar quando é necessário trocar o modelo ou optar por outras opções de ar condicionado.
Dependendo do ar condicionado e dos cuidados que foram tomados, ele pode durar de 10 a 20 anos. Durante esse período é normal que ele precise de alguma manutenção, mas mesmo se precisar de alguns reparos não quer dizer que tem a necessidade de trocar.
Porém é necessário pensar em quanto tempo você está com o aparelho, se ele está em boas condições, se ele está forçando muito e no caso puxando mais energia, entre outros fatores pode mostrar que chegou a hora de realizar essa troca.
Quer saber o que você pode considerar para saber se já é a hora de trocar o seu ar condicionado? Então continue lendo este conteúdo para saber!
Tempo de vida do produto
Os aparelhos mais antigos não têm a mesma potência dos que são mais atuais. Com isso, é provável que o tempo de vida deles seja mais curto comparado com os novos modelos. E também, o quanto ele foi utilizado vai diminuir o seu desempenho, e assim, a sua eficiência será menor.
Mesmo que você tome os cuidados adequados que são exigidos pelo fabricante, é inevitável a troca em algum momento. Sabendo o tempo de vida útil do aparelho, mesmo que passe um pouco do prazo, será melhor fazer a troca, pois esse já não será tão eficiente como era no começo.
Consumo de energia
É normal que o ar condicionado consome bastante energia, mas o que você pode ver é se ele a sua conta de energia aumentou nos últimos meses. Se sim, talvez seja um sinal de que está na hora de trocar o seu ar condicionado.
Com o passar dos anos é comum que a potência do aparelho diminua, ele vai trabalhar mais para conseguir resfriar o ambiente em que está instalado e com isso, ele vai consumir mais energia do que consumia antes.
Os novos modelos de ar condicionado são mais tecnológicos e conseguem economizar até 70% de energia se comparado com os modelos mais antigos. Um dos exemplos que podemos usar aqui é o modelo inverter, ele tem uma função que consegue regular o fluxo de energia e refrigera até 30% mais rápido do que os outros modelos, com isso ele gera uma economia na sua conta de energia.
Vantagens financeiras
Já falamos sobre como os aparelhos mais antigos com o passar do tempo eles vão ficando mais lentos e a sua potência pode começar a cair mesmo que a manutenção e a limpeza estejam em dia, com isso ele vai consumir mais energia e vai aumentar os gastos.
Além disso, quando o ar condicionado vai ficando velho ele vai começar a apresentar mais problemas com o passar do tempo, vai precisar de mais manutenções e cuidados. Então, além de um possível aumento na conta de energia, os gastos com a manutenção e limpeza também podem aumentar.
Pode ser que nesse momento você precise avaliar os custos de continuar com o ar condicionado atual ou investir em um novo modelo mais moderno e que vai oferecer mais funções e ainda uma possível redução nos custos da energia.
Você tem a opção de um novo aparelho que além de mais funções também terá um melhor desempenho.
Potência do ar condicionado
Quando o aparelho vai ficando mais velho, ele não vai ter a potência necessária para esfriar o ambiente e com isso, vai ser preciso baixar mais ainda a temperatura e assim, vai resultar no aumento do consumo de energia. O que precisa ser analisado aqui é a quantidade de BTUs, ele deve ser adequado ao tamanho do ambiente que está instalado.
Também é necessário analisar outros fatores como a quantidade de pessoas dentro do ambiente, o número de janelas que tem no cômodo, quantidade de eletrônicos e mais alguns aspectos.
Se o seu aparelho não está atendendo esses aspectos então não há mais dúvidas, está na hora de trocar ele por um modelo mais atual e que vai atender essa necessidade. O aparelho não precisa estar quebrado ou com defeito, porém quando ele não está atendendo a demanda pode ser melhor trocar, até mesmo por conta da sua potência e o quanto de energia que ele está consumindo.
Quer deixar o ambiente mais agradável? O Climatizadores Rio, Aluguel de climatizadores e aquecedores é o lugar perfeito para você!